Através da nossa página no Facebook temos encontrado antigas atletas do Boavista, e temos sentido uma enorme disponibilidade de estas transmitirem as suas opiniões e experiências às nossas actuais jogadoras dos vários escalões. A entrevistada de hoje chama-se Amanda Menezes, foi vice-campeã pelo Boavista na época 2003/2004 e neste momento está a jogar na distante Noruega.
BoavistaVolei - Com que idade se interessou pela modalidade/começou a praticar voleibol?
Amanda Menezes - Comecei um pouco por acaso no voleibol. Fizeram uma captação nas escolas, e fizeram um convite à minha irmã, que recusou e foi quem fez a minha indicação ao treinador do clube, foi quando aos 12 anos comecei a praticar a modalidade.
BV - Em que clube fez a sua formação?
AM - No Mackenzie Esporte Clube, em Belo Horizonte.
BV - No percurso da sua formação alguma vez se sentiu desmotivada para praticar a modalidade?
AM - Não. Além do desejo de me tornar uma profissional do voleibol, tive o apoio incondicional da minha família, em especial da minha mãe, que sempre me incentivou muito em tudo, e graças a ela e aos meus educadores sou hoje uma profissional do voleibol e apaixonada pelo meu "trabalho".
BV - Chegada ao escalão de seniores, qual o seu percurso?
AM - 2002 E.C.Suzano Brasil, 2003 Sesi Uberlândia Brasil, 03/04 Boavista F.C Portugal, 2004 UMEC Brasil, 04/05 AVC Famalicão Portugal, 2005 a 2008 Clube Sports Madeira Portugal, 08/09 Jamper Aguere Espanha, 09/10 Stod Voley Noruega.
BV - Já tem uma vasta experiência em vários países. Quais as maiores diferenças que sentiu em termos culturais e desportivos?
AM - Sempre fui muito bem recebida em todos os lugares por onde passei, o que facilitou muito a minha adaptação, pois fizeram com que me sentisse sempre em família e em casa.
BV - Agora falando do nosso Boavista. Como surgiu a hipótese de vir para Portugal e ingressar no clube?
AM - Através de uma também ex-atleta do Boavista, Vanessa Reis, que foi minha companheira de equipa no Brasil e que havia actuado na época anterior no clube.
AM - Através de uma também ex-atleta do Boavista, Vanessa Reis, que foi minha companheira de equipa no Brasil e que havia actuado na época anterior no clube.
BV - Como descreve a sua passagem pelo Boavista? Quais os momentos mais marcantes vestida de xadrez?
AM - Era um grupo muito unido, todas se relacionavam bem, não havia individualismo e nos divertíamos jogando, e foi isso que nos fez chegar tão longe. Não me recordo exactamente, mas sei que tivemos vários jogos sem perder, fomos às finais quase sem derrotas. Foi uma época muito positiva. Mas nas finais acabamos por não ter tanta sorte.
BV - O voleibol do Boavista é quase uma família. Fez muitas amizades no clube, mantém contactos regulares com alguém?
AM - Com certeza, além de muitas amizades que guardo até hoje, ganhei uma segunda mãe, Dª Graziela.
BV - Gostou de viver em Portugal, nomeadamente na cidade do Porto? Tem saudades?
AM - Sim, sem duvida nenhuma, eu adoro Portugal. Foram 5 anos marcantes na minha vida. E dentro de 3 a 4 meses terei nacionalidade portuguesa. Hoje em dia temos casa em Esmoriz, estamos perto do Porto, o que vem a confirmar o quanto gosto de Portugal, dos portugueses e de viver aqui.
BV - Após a passgem pelo Boavista prosseguiu a sua carreira em Portugal, qual foi o seu percurso pós-Boavista?
AM - Saindo do Boavista estive 1 época no AVC em Famalicão, e depois 3 épocas no Clube Sport Madeira.
BV - Que títulos conquistou?
AM - Fui Vice-Campeã Nacional pelo Boavista na época 03/04 , Campeã Nacional em 05/06 e Campeã da Taça de Portugal em 07/08 pelo Clube Sports Madeira.
BV - Actualmente actua na Noruega, fale-nos um pouco desta sua experiência nórdica.
AM - Tem sido uma experiência de vida e desportiva muito diferente. Sair do Brasil com médias de temperaturas de 30 graus, e chegar aqui e ter médias de -15 -20 graus, não tem sido fácil. A Liga Norueguesa ainda é amadora e quase não há estrangeiras, a maioria das atletas ainda estão em formação, mas encaro tudo como aprendizado e experiência sempre.
BV - Está num país muito diferente do Brasil, Portugal e Espanha, como
está a ser a adaptação a esta nova realidade?
está a ser a adaptação a esta nova realidade?
AM - Achei muito estranho quando cheguei, hábitos completamente diferentes, língua difícil, mas com o tempo fui-me sentindo em casa. Tento sempre aprender o máximo da cultura do país onde estou, pois assim torna-se tudo mais fácil, levando a uma adaptação melhor e mais rápida também. Por isso posso dizer que me sinto bem aqui.
BV - Como está a correr esta época no campeonato norueguês?
AM - Estamos dentro dos objectivos do Clube. Entramos na reta final agora, esperamos terminar entre os 4 primeiros, no momento estamos em 5º.

BV - Mesmo estando longe, acompanha o voleibol português, nomeadamente o Boavista?
AM - Sim, tento estar sempre por dentro do voleibol Português, uma vez que tenho muitas amigas e amigos por aí, todos os fins de semana vou ver os resultados e como está a classificação do campeonato.
BV - Está a par da actual situação do Boavista FC?
AM - Sim, estou a par, uma situação que me deixa muito triste, pelo facto de ver o clube numa situação financeira tão complicada. Mas também tenho a certeza que se o Boavista não fosse a grande familia que é, talvez já não existisse.
BV - Está nos seus planos algum dia voltar ao voleibol português?
AM - Sim. E espero reunir condições para que isso aconteça já nessa próxima época.
BV - E o regresso ao Boavista é uma possibilidade em aberto?
AM - Está nos meus planos regressar ao voleibol português. " E como uma boa filha, espero um dia voltar a casa".
BV - Gostaria de deixar uma mensagem ao voleibol do Boavista?
AM - Gostaria de em primeiro lugar, felicitar as pessoas que mantêm o Voleibol do Boavista no activo, nomeadamente a Dª Graziela, depois uma palavra de coragem e determinação nesta longa caminhada que o clube tem de ultrapassar no sentido de voltar a ser um dos grandes de Portugal dentro do campo.
BV - E ao nosso Blog?
AM - Muitos parabéns pela iniciativa, são projectos destes que mantêm os clubes vivos, e que motivam quem neles trabalham. Mais uma vez muito parabéns e não se esqueçam que o vosso trabalho é muito importante.
Plantel Sénior 2003/2004
Amanda Menezes, em baixo, a 2ª atleta a contar da esquerda, #13
(Foto enviada por Vanessa Rodrigues, #8)
8 comentários:
Grande entrevista
gostei mesmo mt
so faltou mesmo uma foto da passagem pelo boavista
parabens
Parabéns Amanda e obrigada, serás sempre, como te chamavamos a nossa "filhota".
Nem de propósito, hoje ligaste-me e a entrevista saíu esta madrugada. Beijinho grande e podes contar sempre connosco.
GP
Saudades dela. E se realmente voltar a jogar em Portugal já na próxima época é uma grande noticia, pois só melhora e dá qualidade ao nosso campeonato.
beijinho
lembro-me bem desta cara :)
boa sorte *
Ju Ferraz
Obrigado pela entrevista Amanda! Beijinho
Obrigado pela foto de equipa Vanessa!!
Tenho pena de nao ter assistido a esses grandiosos momentos do boavista.
parabens menina
amalia
Espero que tenhas muita sorte na noruega, no entanto espero que voltes o mais rapido possivel ao Boavista! Estamos a tua espera!
José Paulo
Enviar um comentário